Olá
É com a maior das alegrias que vejo esse trabalho adquirir vida própria.
E vem a vontade de contar um pouco dessa estória.
Um dia um amigo querido, que havia lido alguns artigos meus me disse “Porque você não monta um site?”, “Tem muita novidade interessante aí, passa isso adiante!”
Caramba! Tinha mesmo? Passar adiante? Mas como?
Nunca tinha pensado nisso. Minha clínica, acompanhar o progresso de meus pacientes, compartilhar com meus pares profissionais. Isso me preenche totalmente. E tem também a família, o namorado, os amigos, tá bom assim.
Mas gosto de escrever, dou minhas palestras, escrevo meus artigos, monto meus pequenos grupos de estudos. A ideia começou a me martelar e menos de um mês depois, outro amigo com quem comentei esse assunto foi logo adiantando as coisas, pois tinha a pessoa certa, para a coisa certa, no lugar e no momento certo que seria meu suporte nessa empreitada um familiar, montando seu estúdio de assessoria digital, embarcando para Portugal fazer seu mestrado. Era pegar ou largar!
O desafio me fisgou, como sempre. O Universo tinha realizado sua conspiração silenciosa.
Mas eu não tinha ideia do que me esperava, ainda bem!
Primeira tarefa, escolher temas que fossem a estrutura do site, os assuntos chaves. Determinei a mim mesma que deveriam ter absoluta atualidade, força transformadora e conter meu entusiasmo.
Foram eles:
– Sobre a Índia: sua milenar cultura filosófica e psicológica, cujos sofisticados tratados vem, e muito, sendo absorvidos por nossa jovem cultura Ocidental.
– Sobre a Meditação: mais de 30 anos de prática, estudo, e orientação de estudantes e novos meditadores além dos próprios clientes, me permitiram tratar desse assunto com gosto e leveza, a partir de minha própria experiência, pesquisa e transformação pessoal.
– A materialidade do Inconsciente: certamente o tema mais instigante e transformador. Sim, o Inconsciente não é uma abstração, tem materialidade, localização. Ele é fluídico e pode ser acessado em sua essência.
– Psicoterapia Quântica: a peça chave desse trabalho, um desafio pra lá de consciente, fruto de genuíno interesse profissional pela inclusão dos pressupostos da Física Quântica no universo das psicoterapias (como já vem acontecendo mundo a fora. E descartando simplificações arriscadas a respeito. O objetivo é trazer suficiente clareza e atualidade para leigos, jovens e não tão jovens profissionais interessados no tema. Certamente o texto que me exigiu mais esforço e reflexão.
Foi dada a partida. Foram 7 meses debruçada sobre montes de material acumulado em quase 40 anos de pesquisa e clinica que foram revisitados e revitalizados, um revival emocionado em pastas e páginas amareladas onde encontrei muito esforço e decisão de ir além e tesouros de textos que ainda não tinham como mostrar seu poder e valor nos anos 80 e 90. Os primeiros textos a respeito do corpo quântico começavam a ser publicados. Minha intuição me dizia que o futuro estava ali, só ter paciência e frequentar os espaços certos. Eu tinha razão. E esse grande garimpo me mostrou que são muitas as razões para a atual colheita e entusiasmo de seguir adiante. Valeu a pena.
E a ânsia da produção e a paixão pelo texto vieram com força total, além de toda sorte de dificuldades, quase jogamos a toalha algumas vezes.
Pertenço a uma geração moldada na supervalorização da forma em todos os sentidos. Somos o que apresentamos ser, mas essa mesma geração virou o mundo de cabeça pra baixo nos anos 60 e 70, buscou sua identidade na marra e está aí, a mil. Um espetáculo!
Graças ao bom Deus respiro esses ares e aparentes contradições até hoje.
Mas não foi fácil conciliar a formalidade dos anos 50 e 60 mais a cabeça pra baixo dos anos 70 e a volúpia da linguagem virtual do século XXI e suas mazelas.
Torço para que o site mantenha essa alquimia!
Assim, junto com o Português correto, que esse espaço seja fonte de muitas novas informações e seus naturais questionamentos, com respostas esclarecedoras e suficientes. E que transpire modernidade. Olhos para o futuro, sempre!
Um codinome: Rejuvenescimento, muito além de renovação. Niffrit Gillett e Richard Davidson, corajosos neurocientistas de ponta cujo foco de pesquisa são as ciências contemplativas e alterações cerebrais, afirmam que “um ensinamento só se concretiza de fato quando as células do cérebro são impregnadas dele”. Essa é a meta: cérebros revigorados!
Uma função: O Serviço. Sem demagogia ou pieguice tenho total convicção que convivemos neste planeta para servirmos uns aos outros. Quero fazer a minha parte.
Muito bem-vindos!!!
Cláudia Magalhães